5 dicas para fazer networking no mercado Audiovisual

Conteúdo oferecido por:

Logo Mackie

Vocês sabem como fazer networking? Primeiro, vocês sabem o que é o networking?

A junção da palavra net (rede) com a palavra work (trabalho), isto é, network, está relacionada a sua rede de trabalho. Ou seja, os contatos com os quais você se relaciona social ou profissionalmente que contribuem de alguma forma com o seu trabalho. 

Fácil né? Então aqui vão algumas dicas para ajudar vocês nesse processo.

1) Informação

O primeiro passo é se manter informado, não se restringir apenas à sua área de atuação profissional. Conhecer um pouco de cada área mostra que você está por dentro dos assuntos e  facilita a interação. Assim, é bem possível que você encontre coisas em comum com as outras pessoas.

2) Conhecer pessoas diferentes

Eventos, palestras e até mesmo bares e cafés são ótimos lugares para um possível networking, sabia? Isso porque você nunca sabe quem está na mesa ao lado até conhecer a pessoa. A dica é ser proativo, saia da bolha e comece conversas com as pessoas. 

Outro ponto de encontro bacana é a internet. Hoje em dia quase tudo se movimenta por meio das redes sociais e plataformas de comunicação, então estar conectado também gera muitas oportunidades.

Aqui na VAV a gente te fornece esse espaço para divulgar suas obras e projetos e estar por dentro do que as outras pessoas de diversas áreas diferentes estão fazendo. Ou seja, você pode mandar mensagens, elogiar, curtir e adicionar mais pessoas no seu ciclo social para enriquecer o networking.

Garantir que seus contatos estejam constantemente atualizados sobre o que você está fazendo profissionalmente também é essencial para que eles possam agregar com as oportunidades certas.

3) Defina um ponto de partida

Saber quem é você e o que você quer. Tá, nem sempre quem está no começo da vida profissional sabe exatamente o que quer, mas é importante ter bem estabelecido as áreas com que mais se identifica, o que você gosta de fazer etc.

Isso vai ajudar a fluir melhor quando te perguntarem o que você faz ou o que você gosta de fazer. Não tem como alguém te ajudar profissionalmente se ele não souber no que você é bom.

4) Saber escutar

Falar sobre você é importante, mas escutar sobre o outro também é essencial. Isso mostra para a pessoa que você também tem interesse nela, em seus projetos, habilidades etc. Também é uma boa forma de saber como a pessoa pode te ajudar ou como você pode ajudá-la.

5) Ajude para ser ajudado

Se você pode ajudar o outro, por que não? O networking se apoia nas relações de troca, ou seja, não pense só nos benefícios que a pessoa pode trazer, mas sim no que você tem para oferecer para ela também. Preste atenção no outro, se disponibilize, tenha empatia, isso com certeza vai fortalecer a amizade e te favorecer.

6) Vá à eventos e feiras

Há diversos eventos voltados para o nosso setor, onde você irá encontrar outros profissionais que podem te ajudar a alavancar a sua carreira. Entre eles estão: Expomusic, SIM São Paulo, Set Expo, Case, Rio 2C.

Para se manter informado sobre as datas desses eventos e feiras, você pode acompanhar o nosso blog. Estamos sempre postando as novidades aqui.

Então, que tal começar a se conectar?

 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?