A equipe de som no Audiovisual

Texto oferecido por:

Logo Mackie

No início do cinema, os filmes não eram como conhecemos hoje. O cinema era mudo e os produtores utilizavam outros métodos para substituir os efeitos sonoros e os diálogos. Os letreiros, as legendas e os gestos traduziam e explicavam as imagens dos filmes naquela época.

Apesar de não terem sido bem recebidos no início, os longas e outras obras sonorizadas se popularizaram e garantiram o desenvolvimento das indústrias cinematográficas. E com a introdução do som no cinema, entram os profissionais da área sonora.

São eles:

1)   Diretor de som: Esse profissional já começa a pensar na parte sonora desde a pré-produção com a orientação do diretor. O diretor de som seleciona os melhores equipamentos para utilizar e diz onde devem estar posicionados. Ele é o responsável pela captação de todo o som, ou seja, diálogos, ruídos e efeitos, para que sejam encaminhados para a etapa de pós-produção.

2)   Microfonista: É quem presta assistência ao diretor de som. Ele monta, desmonta, posiciona e instala os equipamentos nos locais estipulados pelo diretor de som. Também trabalha na captação do som operando o microfone no set.

3)   Sound Designer: Este profissional trabalha na pós-produção. Ele é responsável por criar os sons que compõem o produto audiovisual, menos a trilha sonora e os diálogos. Também são conhecidos como “Foley Artists”. 

4)   Sonoplasta: Este é outro profissional da pós-produção e seu cargo é bem parecido com o do Sound Designer. Sua função é recriar e inserir efeitos sonoros, editar e mixar áudios, efeitos especiais e trilha sonora.

E então, você já conhecia todas essas áreas? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo!

 

Texto por: Thaís Nicodemo

0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account