Dicas de Captação de Som Direto

Oferecido por:

Logo Mackie

Ao assistirmos um vídeo, mesmo que não percebamos, a qualidade do som é fundamental para diferenciar um produto profissional, de um não profissional.

O som é um instrumento essencial para ambientar e contextualizar o espectador, então, chiados, sons que não pertencem à narrativa ou ecos não planejados, acabam fazendo com que o seu vídeo não seja tão agradável de assistir. Isso porque podem causar estranhamento e dificultam o entendimento de quem está assistindo.

Quando falamos em captação de som direto, estamos nos referindo à captação feita simultaneamente com a gravação, diretamente da câmera ou em equipamentos paralelos à gravação, ou seja, é um método que pode tanto beneficiar seu vídeo, quanto prejudicar se não for feito com alguns cuidados e precauções.

Pensando assim, a VAV trouxe 5 dicas para ajudar na hora da captação do som direto:

1)   É muito importante conhecer os equipamentos que podem facilitar na hora da gravação.

Conhecer os diferentes tipos de microfones e para o que cada um serve, vai te ajudar na hora de gravar aquela externa em uma avenida movimentada, por exemplo.

Existem diversos tipos de microfones feitos para serem utilizados em diferentes tipos de cenas e locações.

O microfone utilizado em uma entrevista interna, por exemplo, é diferente do que você utilizaria em uma cena em um campo aberto, onde venta mais.

2)   Conhecer a locação em que será feita a gravação.

Saber se a locação está localizada perto de estradas, fábricas, escolas, aeroportos, cachoeiras, animais e outras fontes de ruídos, pode poupar muita dor de cabeça na hora de gravar. Afinal, ninguém quer ter que esperar o bar da rua encerrar o expediente para gritar “ação! ”.

3)   Prestar atenção ao interior do ambiente.

A dica aqui é, assim como no item anterior, visitar a locação com antecedência, para saber quais os ruídos do local e quais as possíveis soluções para estes problemas.

Ambientes com muita reverberação (como grandes salas, banheiros, quartos vazios etc.), um cômodo próximo a áreas mais movimentadas (banheiros, cozinhas, corredores), cômodos com janelas para espaços que fogem do controle da produção, como a rua, por exemplo, podem trazer dificuldades para a captação do áudio e devem ser evitados.

Também é importante identificar se o local possui eletrodomésticos que, ligados, podem causar ruídos, como uma geladeira. Ou também os próprios objetos cenográficos que possam ser barulhentos, como iluminação ou um gerador.

4)   Outra dica importante é cuidar bem dos equipamentos.

Fones, microfones, conectores e cabos devem estar limpos, sem emendas, sem traços de oxidação, amassaduras ou desgastes.

Testar todos os equipamentos com precedência, gravar simulações de diálogos e examinar se o áudio está ok é uma boa forma de evitar problemas na hora da gravação.

5)   Organização e cuidado criam melhores condições para a captação.

Para evitar surpresas na hora de editar, é preciso tomar alguns cuidados extras na hora da gravação.

Todos os tipos de microfones possuem seu “calcanhar de Aquiles”. Se for utilizar um microfone de lapela, por exemplo, tome cuidado com as roupas ou com muita movimentação de quem estará usando.

Ao manusear um boom, evite movimentos bruscos e mantenha uma distância moderada da fonte de som, o microfone não possui a opção de “zoom” e, quanto maior a distância, mais chances de comprometer o seu áudio.

Outra dica muito importante é não alternar muito o tipo de microfone utilizado para um mesmo personagem ou cena. Ao mudar o tipo de microfone, temos que lembrar que o som também vai acabar sendo modificado, e isso pode comprometer toda a cena.

Como já deu para perceber, o cuidado com o som é de extrema importância e qualquer problema pode acabar tirando a qualidade do seu vídeo e causando incômodo a quem está assistindo.

Mas e você, tem alguma dica para ajudar na hora da captação? Já passou por algum perrengue por não seguir alguma dessas dicas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Texto por: Thaís Nicodemo 

0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account