O músico no Audiovisual: como se inserir nesse mercado?

Texto oferecido por

Logo Mackie

A música e o audiovisual sempre estiveram muito ligados um com o outro e as possibilidades de inserção de um músico no mercado audiovisual são amplas. Segundo um estudo do músico Marcio Pizzi Oliveira, “A capacidade de uma trilha musical de desempenhar papéis diferentes em uma série ou filme parece não ter restrição”. Isso incentiva quem está começando a seguir um caminho fazendo trilha sonora para vídeos.

O compositor de trilhas sonoras, Lucas Petti, sempre foi músico e só enxergou que era possível entrar no mercado do audiovisual, quando foi fazer trabalhos com vídeo na faculdade. “Como eu era músico, sempre tinha em mente os estilos/instrumentos para encaixar com algumas cenas, e a partir daí passei a compor músicas originais para esses trabalhos”, afirma o músico.

Apesar de esse mercado apresentar várias formas de rentabilidade, a internet é um espaço que pode ajudar o compositor ou não, pois há uma maior facilidade de achar trilhas sonoras disponíveis sem a necessidade de direitos autorais. Mas, Petti discorda que isso possa ser algo que irá atingir os músicos: “acho que os compositores devem trabalhar em cima dessa situação e criar sua própria identidade para se destacar.” Ele ainda ressalta que o importante é manter a sua essência e dominar a linguagem.

De acordo com o site da Semana Internacional de Música em São Paulo (SIM), além desses tipos de trabalho como a composição de trilhas sonoras, existem outras oportunidades. Desde o profissional que cria o som, até o mercado de estúdio, passando também pelas mixagens, os tratamentos, os técnicos, entre outros.

São inúmeras as possibilidades nessa área para quem gosta de música e cinema e não tinha ideia de qual caminho trilhar. Nós da VAV sabemos a importância desse junção e não é à toa que um dos nossos parceiros é a Habro Music, importadora de instrumentos musicais e equipamentos de áudio famosos (como a Mackie) no mundo inteiro. Se você é da área de som e música, vale a pena conferir os produtos deles! 🙂 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?