O Processo do Som em uma Obra Audiovisual

Texto oferecido por

Logo Mackie

Uma produção audiovisual não é composta somente por um diretor, mas sim por uma equipe variada de profissionais de diferentes áreas específicas, dentre elas: direção; produção; fotografia; arte; som e montagem e finalização. O responsável por um dos processos mais importantes, sendo ele o áudio, é o técnico de som.

Esse profissional da área de som tem um papel fundamental  na pré-produção de um conteúdo audiovisual e também participa do set de filmagens. Isso ocorre na captação de som direto. Nesse caso, o som ambiente, os ruídos e os diálogos são captados por um gravador profissional na hora da cena.

Outra maneira de captar o som de um filme, é o áudio feito no estúdio de som na pós-produção. Dessa forma, os ruídos são recriados e são inseridas dublagens de atores. Esse método era bastante utilizados em filmes e novelas antigas, mas atualmente é pouco usado.

Além disso, é importante que o técnico de som também saiba o roteiro do filme, garantindo um domínio sobre a personalidade dos personagens e o desencadear das cenas, para que não haja algum tipo confusão nas cenas da produção.

O técnico de áudio tem de analisar quais microfones são ideais para cada tipo de cena, os ambientes que precisam de tratamento acústico e as reverberações existentes nas locações onde o conteúdo fílmico será gravado. Se a captação de som direto não for realizada em um ambiente adequado, além de possuir muitos ruídos, pode comprometer a cena.

A equipe de som compõe-se geralmente de três pessoas: o técnico de som, o assistente de som e o microfonista. O técnico dá as coordenadas durante a produção, o técnico de pós-produção lida com a finalização e o assistente que, normalmente, segura uma vara chamada ‘boom’ com o microfone na ponta, sempre acompanha os atores nas gravações.

Até mesmo quando o filme já está em fase de finalização, o áudio também está sendo editado. Na pós-produção, o som é sincronizado com a imagem através da claquete e depois tratado.Também há a inserção de uma trilha sonora de acordo com a cena, além dos ruídos específicos e foleys.

A última etapa em que o som passa para ser introduzido no produto audiovisual é a mixagem, em que reúne todos os áudios da gravação e da edição, onde é tratado e finalizado.

Por isso o processo do áudio em uma obra audiovisual é muito importante,  garantindo que o filme transmita sensações e emoções diversas ao seu público no momento em que ele o assiste!

0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?