fbpx

O que faz um profissional de mixagem?

Conteúdo oferecido por:

Com tantos departamentos dentro de uma equipe de som na produção de um filme, é muito comum que as pessoas se confundam na hora de entender o que faz cada área e cada profissional.Quando falamos em mixagem nos filmes e produções audiovisuais, estamos nos referindo à uma das áreas mais importantes na construção sonora de um filme. Hoje nós e a Mackie trouxemos um texto sobre o profissional de mixagem!

O profissional de mixagem é quem arruma e regula os diferentes áudios da composição.

Trabalhando na pós-produção, ele fica responsável por fazer com que os sons ambientes e diálogos se encaixem no filme de forma equilibrada. Ele recebe as cenas já prontas e as finaliza.

Basicamente, esse profissional precisa lidar com 5 camadas que compõem a mixagem de um filme. São elas:

1)  Ambiência:

As ambiências ou room tones, são aqueles sons que permanecem em um ambiente quando ninguém está falando. Seja de lugares abertos como os sons de pássaros, carros ou ondas do mar, ou em lugares fechados como o som de uma geladeira, de um computador ligado ou da energia passando em uma tomada.

2)  Efeitos sonoros:

Todos aqueles sons que você escuta que não são ambientes ou diálogos, como naves espaciais, tiros de armas laser e outros efeitos que impressionam nossos ouvidos quando assistimos a um filme.

3)  Foleys:

Geralmente são utilizados para recriar sons comuns que acontecem durante a cena.  Roupas, passos, portas batendo, chuva ou trovões, tudo isso pode ser recriado em estúdio de forma artificial para depois ser inserido no filme com muito mais detalhes do que se tivesse sido gravado junto da cena.

4)  Diálogos ou ADR (Automatic Dialog Replacement):

Os diálogos podem ser tanto as falas dos personagens, como locuções presentes na cena. Já as ADR’s são aquelas vezes em que é necessário dublar alguns diálogos para torná-los mais limpos, corrigir algum erro ou simplesmente mudar alguma fala que o diretor não gostou.

5)  Música:

A música e a trilha sonora são responsáveis, principalmente, por ajudar no peso dramático do filme.

Essas são algumas camadas que um profissional de mixagem precisa mexer para trazer para o público a experiência única que é assistir a um filme. Parece pouca coisa, mas exige muito talento e conhecimento de quem é responsável por essa área.

E você, já conhecia a função de um profissional de mixagem?

 

Texto por Thaís Nicodemo

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account