O que faz um Sound Designer?

Texto oferecido por

Logo Mackie

Com tantos setores existentes no mundo do audiovisual, é bem comum que as pessoas acabem desconhecendo ou confundindo algumas áreas. Apesar de ter sido negligenciado durante muito tempo na história do audiovisual, o som é uma linguagem muito importante capaz de produzir emoções e sentimentos junto a obra visual, e seu papel é essencial para ambientar e fazer com que o espectador se engaje com o que está vendo.

Agora não é preciso esforço para saber que uma área de tamanha importância precisa de diversos profissionais para cuidar de cada aspecto interno da produção sonora de um filme. Dentre tantos setores, você conhece o Sound Design ou “Foley Artists” e o que o profissional dessa área faz?

Vamos imaginar aquela cena que você gosta do seu filme preferido. O que o Sound Designer faz é criar os sons que compõem essa cena, fora a trilha sonora e as falas. Ou seja, o que os cineastas fazem para os seus olhos é o que esse profissional faz para os seus ouvidos.

O quê? Você pensou que todos os sons que você ouve ao ver um filme são captados na hora da cena? Pois é, você errou. Grande parte desses sons, como chuva, trovões, passos, comidas e até mesmo as pancadarias dos filmes de ação podem ser, e quase sempre são, criadas em estúdios pelos artistas do som ou os famosos Sound Designers.

Então, esses profissionais são responsáveis pelo som feito na pós-produção, onde todo material sonoro é trabalhado e mixado até que se consiga um produto final que corresponda com o que a produção em questão pede.

Mas o sonoplasta não faz a mesma coisa? Sim e não. Há, entre esses dois profissionais, uma diferença significativa que envolve o modo que eles utilizam para conseguir o som. Enquanto o sonoplasta recria o som, o Sound Designer cria o som. Difícil?

Vamos lá! O sonoplasta, para obter o som de uma janela abrindo, por exemplo, pode apenas gravar o ruído de uma janela abrindo e depois sincronizar esse som. O Sound Designer, ao invés de apenas recriar o som, ele pode usar qualquer objeto para simular o abrir da janela, pode até mesmo produzir esse som digitalmente por meio da manipulação sonora, ou seja, ele pode criar sons das mais diversas e variadas formas.

Agora ficou fácil entender a importância do som e como é minucioso o trabalho para que ele chegue às telas com qualidade, os Sound Designers estão de parabéns!  

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?