3 dicas para conseguir o primeiro emprego no mercado audiovisual!

O audiovisual vem crescendo no Brasil e muita gente quer entrar na área. Mas aí surge aquela dúvida que todo audiovisueiro iniciante tem: como conseguir o primeiro emprego no mercado audiovisual ?

Nós, da VAV, trouxemos 3 dicas básicas para te colocar dentro dá area:

1) Estudos:

Depois de descobrir para qual área você quer entrar, nada mais importante que estudar sobre ela. A maioria das áreas do audiovisual estão sempre se renovando, então além de entender o básico como a rotina, as atividades e as formas de realizá-las, o profissional precisa estar sempre se atualizando.  Você pode optar por entrar em uma universidade, como a FAAP, nossa parceira,  e fazer a graduação em audiovisual. Ou, escolher cursos livres, como por exemplo, nossas parcerias como a Latin American Film Institute e a Bucareste Ateliê de Cinema. Ambas oferecem ótimos cursos de audiovisual! 

2)Portfólio:

“Preciso de emprego, pra ter experiência. Preciso de experiência pra ter emprego.”  Esse é o dilema de qualquer jovem profissional que está entrando no mercado. Como apresentar um portfólio se você ainda não teve a oportunidade de fazer um? Comece através dos cursos ou por meio de parcerias!

O estudo oferece as primeiras oportunidades para iniciar um portfólio bacana, já dentro da faculdade. Portfólio é essencial, pois é ele que vai mostrar suas habilidades práticas a quem for te contratar.

Fazer parcerias que estejam afim de montar um portfólio também é uma ótima solução. Converse com amigos da área que também queiram mostrar suas habilidades como diretores, fotógrafos, diretores de arte, etc, e construam juntos algum projeto. 

Aqui na VAV Audiovisual, você pode divulgar um projeto próprio e chamar parceiros para viabilizá-lo com você, através do nosso acervo de projetos. Ou, caso você não tenha nenhum projeto seu, pode solicitar para fazer parte de algum que você tenha se interessado! É só entrar no perfil do projeto e clicar em “Quero fazer parte!”. O proponente daquele trabalho irá ver a sua solicitação e quem sabe, vocês podem trabalhar juntos!

Com o mínimo de portfólio já pronto, o próximo passo é colocá-lo na rua, certo? Você precisa mostrar para o mercado o que você já sabe realizar! Uma forma de fazer isso, é divulgar as suas obras na nossa vitrine! Por exemplo, se uma produtora estiver procurando um roteirista, ela com certeza se interessará muito mais pelos perfis com obras, do que aqueles que ainda estão sem portfólio. Uma dica importante então é: divulgue o máximo possível o seu trabalho! 

Hoje na VAV já é possível compartilhar as obras que estão aqui dentro em outras redes sociais, caso você queira divulgar no Facebook, Twitter, etc! 

3) Networking:

Networking é fundamental, ainda mais se você está buscando o seu primeiro emprego no mercado audiovisual! O audiovisual é um ramo coletivo, então é preciso se socializar e fazer muitos contatos. Mas como? A VAV disponibiliza o espaço ideal para você exibir seu portfólio e interagir com empresas, produtoras e profissionais de todas as áreas do audiovisual. Entre em contato, envie mensagem, comente e curta os profissionais, obras e projetos que você admira! Assim você começará a ser notados pela nossa comunidade! 

Além disso, é muito importante, aliar essas ferramentas online a encontros presenciais. O nosso mercado é muito relacional, então é preciso conhecer as pessoas por trás das produtoras, fisicamente também. Vá à eventos sobre audiovisual, palestras, faça cursos, etc. 

A oportunidade não vai simplesmente bater à sua porta, é hora de se comunicar com outros profissionais e mostrar o seu trabalho! Nós sabemos que conseguir o primeiro emprego no mercado audiovisual pode não ser uma tarefa fácil, mas estamos aqui para ajudá-lo! 🙂

5 Comentários
  1. Elber Almeida Martins 2 anos atrás

    como eu posso fazer esses cursos livres que você citou?

    • Thaís Nicodemo 2 anos atrás

      Olá Rebler, existem vários tipos de cursos e diversas instituições que você pode procurar pra te ajudar com isso. Fazendo uma pesquisa rápida no google com certeza vai achar vários sites de empresas que ofereçam cursos. Acho que primeiro você precisa saber qual curso quer fazer, se é de roteiro, edição, fotografia etc, depois você faz uma pesquisa pra ver qual a melhor instituição pra te ajudar com o curso que prefere. Ali na página de parceiros da VAV, por exemplo, tem uma parceira deles, LAFilm Institute, eles têm vários cursos legais, você também pode tentar uma graduação, várias faculdades e universidades oferecem cursos pras áreas de audiovisual. Aí leva em conta qual curso você quer, o tempo que você está disposto a dedicar aprendendo e quanto você pretende gastar com isso pra escolher a melhor opção. Geralmente com o estudo saem os primeiros projetos que podem servir como portfólio, assim como diz o post acima, então vale a pena investir 🙂

      • Elber Almeida Martins 2 anos atrás

        Obrigado pelas dicas Ís, eu pesquisei várias instituições que oferecem cursos na área do audiovisual mas eu não sei se nesses cursos eu aprendo tanto quanto em uma faculdade de cinema entende? Eu estou estudando para passar na UFPEL pelo ENEM e ao mesmo tempo estudando cinema através de livros, vídeos e alguns cursos gratuitos que as vezes encontro, além disso estou também trabalhando no meu primeiro curta. A minha maior dúvida é saber o que compensa mais, uma faculdade de cinema ou então nesses cursos que posso encontrar na AIC ou LAFilm Institute e por aí vai…

        • Thaís Nicodemo 2 anos atrás

          Ah, entendi! Então, eu tinha essa dúvida também e optei por ir direto pra faculdade, fiz curso técnico em Cinema e Audiovisual de 2 anos na FMU, apesar do ensino lá ser bem raso, tive muitas oportunidades de participar de palestras com pessoas do mercado e isso me abriu algumas portas, acho que essa é a maior vantagem, eles te proporcionam mais contato com o povo do mercado. Também tem a questão de você aprender de tudo um pouco. A faculdade acho que é mais ampla, ensina todas as áreas um pouco, inclusive as questões de empreendedorismo. Já os cursos te ensinam direto o que você quer saber e de forma mais rápida e completa, você aprende bem mais sobre o que gosta do que na faculdade que tem que dividir semestres com várias áreas, então encarece um pouco a matéria. Eu não tenho bem uma resposta sobre qual é melhor, mas acho que como eu estava um pouco perdida no começo, a faculdade me mostrou qual caminho eu me dava melhor. Mas se vc já sabe o que quer, talvez um curso pra aprimorar seja mais legal. É isso hehe

  2. Gustavo Zuccherato 2 anos atrás

    Boas dicas pessoal do VAV!
    Sou jornalista formado pela UNESP, pós-graduando em produção audiovisual para multiplataformas pela Ufscar, apaixonado por audiovisual e realmente reconheço que preciso fortalecer meu portfólio e relacionamentos para entrar de vez nesse mercado.
    Pessoas que tenham projetos próprios e queiram uma mão para realizá-los, mandem mensagem pra trocarmos uma ideia!

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?