Top 10 Trilhas Sonoras do Cinema

Texto oferecido por

Logo Mackie

Quem é fã de cinema sabe reconhecer que uma boa trilha sonora, além de ser muito importante para a ambientação dos longas, é capaz de eternizar as produções. Sendo assim, nós e a Mackie, nossa parceira, decidimos trazer para vocês um Top 10 Trilhas Sonoras mais famosas do cinema e algumas curiosidades sobre elas.

1.  Star Wars

Quem ouve a trilha de Star Wars não imagina que George Lucas não queria um compositor original para o filme, mas sim utilizar músicas clássicas. Steven Spielberg, porém, o convenceu de que o compositor John Williams não decepcionaria. E ele estava certo, afinal, mesmo quem nunca assistiu aos filmes consegue reconhecer facilmente a música tema quando é tocada.

2.  O Poderoso Chefão

A trilha de O Poderoso Chefão também não deixa a desejar. Assinada por Nino Rota, recebeu o Grammy em 1973 e marcou um grande público, que considera o clássico como o melhor filme de todos os tempos.

3.      Carruagens de Fogo

Composta por Vangelis, a trilha sonora deste filme mostra o preparo da equipe britânica de atletismo para as Olimpíadas de 1924, e ficou tão popular que acabou se tornando hino de diversas competições esportivas pelo mundo e, até mesmo das próprias Olimpíadas. O filme foi lançado em 1981 e em 1982 recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora. 

4.  O Rei Leão

Uma das 10 mais lucrativas da história, a trilha sonora de O Rei Leão, composta por ninguém menos que Hans Zimmer, chegou a receber mais 10 prêmios, incluindo Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. Na canção “Circle of Life”, o famoso grito inicial, em todas as versões, pertence a Lebo M, amigo sul-africano de Zimmer, que o ajudou a trazer mais autenticidade para toda a trilha do filme.

5. Pulp Fiction

A abertura de Pulp Fiction foi imortalizada quando Quentin Tarantino colocou as mãos na música “Misirlou”. A música original, de Michalis Patrinos, do ano de 1927, é bem diferente da versão regravada em 1962, por Dick Dale.

Versão original:

Versão do filme:

6. Harry Potter

Apesar de possuir, ao longo dos 8 filmes, 6 diferentes compositores, a música mais marcante, mesmo para quem não assistiu aos filmes, foi a música tema, composta por John Williams, que trabalhou com as trilhas dos 3 primeiros filmes da saga. O terceiro filme da série chegou a receber indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.

7.      Dirty Dancing

A trilha sonora do filme traz o hit “(I’ve Had) The Time of My Life”, de Bill Medley e Jennifer Warnes, e chegou a ficar no topo das paradas da Billboard por 18 semanas, vendendo 32 milhões de cópias só nos Estados Unidos. A música ganhou outras versões, “Sonho Real” aqui no Brasil por Sandy e Junior, em 1995, e foi posteriormente remixada, por Black Eyed Peas em 2010.

8.  Grease

E uma lista de trilhas sonoras sem um filme musical, não seria uma lista completa! Então trouxemos aqui o musical de maior bilheteria dos Estados Unidos: Grease – Nos Tempos da Brilhantina, o filme só acabou perdendo esse posto para Mamma Mia, anos depois. A trilha do longa chegou a receber uma indicação ao Oscar e duas ao Globo de Ouro.

 

9.      2 Filhos de Francisco

E os sucessos nacionais não vão ficar de fora. A cinebiografia da dupla Sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, do cineasta Breno Silveira, traz em sua trilha sonora a canção “No dia em que Eu Saí de Casa”, que gruda na cabeça até de quem não é fã do ritmo. Além desta, o filme ainda traz participações de Ney Matogrosso, Nando Reis, Maria Bethânia e outras músicas da dupla.

10.  Missão Impossível

Quem não se lembra da famosa música de espionagem de Missão Impossível? Neste filme, a trilha que envolve as horas de aventura leva o mesmo nome que o título do longa. A ideia dos produtores era lançar em muitos países o CD com a música cantada por alguém de cada região. No Brasil, a versão foi interpretada pela banda Raimundos.

E é claro que foram escolhas muito difíceis de fazer e muitas trilhas boas acabaram ficando de fora, como as dos filmes E.T. O Extra Terrestre, A Pantera Cor de Rosa, O Senhor dos Anéis, Titanic, Indiana Jones e muitos outros. Mas e vocês, concordam com o nosso top 10? Qual trilha vocês acham que ficou de fora? Conta pra gente!  

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VAV AudioVisual - Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?